Para estudar melhor


Dicas de professores e psicólogos com conteúdos sobre o ENCCEJA

ENCCEJA: oportunidade para obter certificado do ensino médio

VOLTAR

O ENCCEJA, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é realizado desde 2002, pelo INEP, órgão pertencente ao Ministério da Educação. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre esse exame que abre várias portas na vida de tantas pessoas.


Objetivo

Esse exame concede ao jovem e ao adulto o certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio. Ele é destinado para aqueles que não concluíram os estudos no tempo regular. O exame também permite àqueles que passaram por outras experiências educacionais, como as realizadas em família ou em movimentos sociais, por exemplo, a obterem esse documento de certificação.


A partir de 2017 o ENCEJJA em território nacional poderá ser feito também para obtenção do certificado de ensino médio. Desde 2009 e até o ano passado (2016) essa certificação era feita pelo ENEM, mas o INEP anunciou novas regras em março de 2017 que já começam a vigorar neste ano.


Estrutura da prova do ENCCEJA

O exame do nível fundamental é formado por uma redação e 4 provas fechadas que abrangem os seguintes assuntos:
a) línguas portuguesa e estrangeira, arte, e educação física;
b) ciências;
c) geografia e história,
d) matemática.

Cada prova de múltipla escolha tem 30 questões.

O valor total de cada prova é 180 pontos. A redação, por sua vez, é valorada em 10.

Para ser aprovado, o candidato deve obter pelo menos 100 pontos em cada uma das provas e 5 na redação. Já a prova do nível médio é composta pelas seguintes áreas:
a) linguagem e redação;
b)ciências naturais,
c) matemática;
d) ciências humanas. Todos esse conteúdo programático foi estabelecido a partir do Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).


Resultado/certificado do ENCCEJA

O resultado do ENCCEJA 2019 é divulgado no site do Inep. Os certificados são entregues no Brasil pelas Secretarias de Estado de Educação. E então ?

5 razões para fazer o ENCCEJA em 2019

VOLTAR

Se você está em busca de conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho através da conclusão dos seus estudos, o ENCCEJA 2019 é, sem dúvida, o melhor caminho. Gratuito e de participação voluntária, o exame atende jovens e adultos que moram tanto no Brasil, quanto no exterior e que não puderam concluir seus estudos na idade apropriada. Neste post, vamos reunir cinco motivos para você que abandonou seus sonhos no passado, volte a pensar em realizá-los e conquiste seu certificado. Vamos lá?


CONQUISTAR SUA INDEPENDÊNCIA

Não existe nada melhor do que ter a própria independência, não é mesmo? Então, se por algum motivo você deixou de concluir seus ensinos ou ainda está na metade do caminho, essa é a hora de traçar novos objetivos e mudar a sua história. Com o ENCCEJA, você pode obter a certificação no nível de conclusão do Ensino Médio e dar uma guinada na sua vida; conquistando melhores oportunidades no mercado de trabalho e ter novas opções para conquistar o futuro. Mas não se esqueça de que para participar é necessário ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na hora da inscrição.


A PROVA NÃO É NENHUM "BICHO DE SETE CABEÇAS"

Quantas vezes você deixou de realizar um teste ou prova com medo de não ser bem sucedido nos resultados? Se isto já lhe aconteceu antes, chegou a hora de mudar esse cenário. Diferente do Enem, que testa os conhecimentos específicos sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos dos participantes, o ENCCEJA também quer testar seus conhecimentos, porém com outro objetivo, que é o de avaliar as habilidades e os saberes que você adquiriu no processo escolar.

É bem mais tranquilo, já que as questões envolvem conteúdos relacionados ao seu dia a dia: desenvolvimento na vida familiar, no trabalho, no cotidiano, nas organizações da sociedade civil, entre outros. Resumindo, não é difícil passar.


É POSSÍVEL VENCER A NOTA DE CORTE

Sabemos que tudo na vida depende de uma motivação. Então, se a sua é vencer, a nota de corte no ENCCEJA não será nenhum problema. Pelo exame, a nota máxima para tirar o Certificado do Ensino Médio é de 180 pontos, mas se você conseguir obter pelo menos 100 pontos, certamente “está dentro”.

No caso da Redação, a nota vai até 10, mas se você tirar 5, passa. Viu? Com um pouco de esforço, dedicação e estudo, não fica difícil vencer a pontuação.


SE NÃO PASSAR, VOCÊ NÃO PRECISA FAZER TUDO OUTRA VEZ

Se você for reprovado em qualquer exame para vestibular ou concurso, terá que fazer tudo novamente em outra tentativa, isto envolvendo todas as disciplinas, conteúdos e questões. O ENCCEJA traz uma nova dinâmica e a possibilidade do participante aproveitar as notas da prova anterior. Como assim? Exemplo, se você fizer a prova deste ano, passar em todas as matérias e ficar reprovado apenas em matemática, no ano seguinte, não terá que fazer tudo de novo, só a que ficou faltando. Assim, se fizer a de matemática e passar, conquistará o certificado. Legal, não?


FAZER A INSCRIÇÃO É MOLEZA

Se você acompanhou os tópicos anteriores, descobriu que nada é tão difícil quanto parece ser. Agora, para facilitar ainda mais, vamos falar das inscrições. Como fazer? Simples, basta informar o número da Carteira de Identidade e do CPF no link disponível no site oficial do ENCCEJA. Se alguém for participante de medida socioeducativa ou estiver preso, pode solicitar ao coordenador pedagógico da instituição para fazer o preenchimento dos dados. Tudo é gratuito.

Quais as 4 áreas de conhecimento da prova do ENCCEJA?

VOLTAR

Assim como no Enem, o ENCCEJA cobra o conteúdo do ensino médio dividido em quatro áreas do conhecimento: ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Não sabe do que cada uma delas se trata? A gente te explica!


Ciências humanas e suas tecnologias

Nesta área são cobrados conhecimentos em história, geografia, sociologia e filosofia. Podem aparecer questões sobre diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade, formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado, além de temas ligados à conquista de direitos como o Estatuto Racial, da Criança e do Adolescente e do Idoso, entre outros.


Ciências da natureza e suas tecnologias

Aqui são cobrados conhecimentos de química, física e biologia, com questões, por exemplo, sobre movimento, equilíbrio e leis da física, novas formas de energia, organização dos seres vivos e temas sobre evolução e preservação ambiental.


Linguagens, códigos e suas tecnologias

Nesta área são cobrados conhecimentos em português, literatura, artes, educação física e língua estrangeira. As questões são mais voltadas para leitura e interpretação de texto, o uso da norma culta da língua e tecnologias da Informação e Comunicação.


Matemática e suas tecnologias

Aqui são cobrados conhecimentos de matemática aplicados no cotidiano. As questões costumam ser contextualizadas, mas exigem domínio sobre o sistema internacional de medidas, álgebra, geometria, além de interpretação de gráficos e tabelas.


Ficou mais clara a divisão da prova do ENCCEJA em áreas do conhecimento? Se ainda restar dúvidas, saiba que temos professores 24h para te ajudar!

Dicas de redação para o ENCCEJA: evite o óbvio!

VOLTAR

É comum a gente se acostumar com frases erradas e repeti-las. Já pensou no perigo de isso ocorrer em sua redação do ENCCEJA? Nem pensar, não é mesmo? Então, preste atenção nesses erros tão comuns, para não repeti-los. Observe como é comum ouvirmos essas frases:

Planos ou projetos para o futuro. Você conhece alguém que faz planos ou projetos para o passado? Só se for o Michael J.Fox no filme "De volta para o Futuro".

Criar novos empregos. Ora,alguém consegue criar algo velho?

Habitat natural. Todo habitat é natural. É só olhar no dicionário!

Prefeitura municipal. No Brasil, só existe prefeitura nos municípios! E o pior é que encontramos isso repetido em documentos oficiais!

Conviver junto. É possível conviver separadamente?

Sorriso nos lábios. Já viu sorriso no umbigo?

Goteira no teto. No chão é impossível!

Brigadeiro da Aeronáutica e Almirante da Marinha. (Só existem brigadeiros na Aeronáutica e almirantes da Marinha.)



A lista é grande! Atenção ao escrever sua redação para o ENCCEJA!

Ler, ler e ler: dica para o ENCCEJA

VOLTAR

A leitura de livros e jornais é uma das dicas mais valiosas para quem quer alcançar um bom resultado no ENCCEJA 2019 e conquistar o certificado de conclusão. Entretanto, parece que não é levada muito a sério, já que são muitas as reclamações quanto ao entendimento dos enunciados.

Ler constantemente ajuda na compreensão de enunciados grandes e familiariza você com linguagens características de diferentes gêneros jornalísticos: o texto de uma revista científica ou de economia, por exemplo, é bastante diferente do texto de uma revista de atualidades. E, provavelmente, diversas questões das provas do ENCCEJA 2019 vão apresentar pedaços de textos desse tipo.

Além disso, a leitura sobre temas atuais traz a você não apenas informações para questões de geografia e história mas também o ajudará a construir argumentos para fazer uma boa redação argumentativa.

Selecione alguns jornais e revistas, na versão impressa ou de internet, e dedique a eles horas de leitura. Não vale selecionar seções de esportes, de entretenimento, de culinária, moda e outras que certamente não serão cobradas nas questões da prova do ENCCEJA.

Vale selecionar: atualidades, nacionais e internacionais, política, economia, finanças, comportamento.

5 dicas para que suas anotações e rascunhos sejam grandes aliados nos estudos!

VOLTAR

Você sabia que pessoas que fazem anotações se lembram com mais facilidade do conteúdo estudado, melhorando o desempenho? Por isso, separamos 5 dicas para que suas anotações e rascunhos sejam grandes aliados nos estudos!

1- Escreva mais!
Estudos mostraram que tomar notas no papel é melhor para a memorização de conceitos do que digitar. Além disso, você acaba selecionando as palavras-chave do que está estudando.

2- Use suas próprias palavras
Nada de copiar tudo! Procure escrever com suas palavras o que está estudando. Todo esse processo também ajuda a organizar e memorizar o conteúdo.

3- Espaço para novas ideias
Começou a tomar nota? Deixe uma margem (aproximadamente quatro centímetros) na lateral. Esse espaço vai permitir que depois você acrescente títulos, recomendações, novos conceitos... Parece bobo, mas vale muito!

4- Muitas cores!
Que tal escolher uma cor para cada elemento importante? Por exemplo, azul para títulos, vermelho para o que precisa rever e preto para referências... Isso vai te ajudar na organização de ideias. Aqui vale também os marca textos e uso de letras diferentes.

5- Tabelas a seu favor
Sabe aquelas matérias que têm muitos conceitos difíceis de lembrar, como biologia e química? Que tal fazer uma tabela dividindo uma folha ao meio, escrevendo de um lado os termos e do outro a descrição e definição de cada um. Com certeza vai facilitar a tarefa!

Curtiu nossas dicas? Então coloque tudo em prática hoje mesmo! Se surgir alguma dúvida, saiba que o Eu No ENCCEJA tem professores online para te ajudar. Boa sorte!

Redação Encceja 2019

VOLTAR

A prova do Encceja está chegando e muitos estudantes temem a redação. Mas calma! Para te ajudar nesse desafio, nossos professores separaram alguns possíveis temas e seus desdobramentos:

Crise institucional no Brasil:
1- Perda de representatividade por parte dos partidos e dos políticos.
2- Desconfiança em relação às instituições estatais.
3- Crise econômica como fator de enfraquecimento das instituições.

Nacionalismo, xenofobia e racismo no século XXI:
1- Guerra no Oriente Médio como fator de impulsionamento de ondas migratórias.
2- Dilema ético e logístico a respeito do acolhimento e integração dos refugiados.
3- Tensões sociais que põem em conflito os nativos e os estrangeiros refugiados.

Percepção do aumento da violência no Brasil:
1- Problema de várias frentes: quais as possíveis causas do aumento da violência?
2- Medidas de enfrentamento: operações policiais/militares ou incremento da rede de proteção social?
3- Consequências sociais do aumento da violência nos últimos anos.

Debate sobre o Aquecimento Global:
1- Existe uma controvérsia acerca dessa questão? Qual a natureza da polêmica?
2- Desconfiança quanto ao possível consenso científico em torno da questão.
3- Qual o papel da Ciência quando o conhecimento científico toca em questões sociais espinhosas?

Ainda não sabe por onde começar?
Aproveite essas dicas para pesquisar sobre os temas e tente escrever sobre eles. Boa sorte e bons estudos!

DÚVIDAS SOBRE A REDAÇÃO

VOLTAR

Principalmente, deve-se estar atento às instruções de realização de prova, que vêm sempre no caderno de prova destinado à redação. São essas instruções que vão tirar todas as suas dúvidas sobre como a redação deve ser escrita.

Geralmente, as provas de redação pedem que o aluno escreva uma redação no formativo DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.

Quanto ao tamanho, recomenda-se que sua redação tenha entre 25 até 30 linhas. Redações muito pequenas ou muito grandes, que não respeitem esses limites, podem ser má avaliadas ou mesmo desconsideradas, dependendo das instruções apresentadas no caderno de redação.

Quanto ao título, costuma ser facultativo, ou seja, você coloca um título se quiser.

A rasura costuma não tirar ponto, desde que seja feita da maneira correta, e desde que não apareça na redação com grande frequência. Ao rasurar, recomenda-se colocar entre parênteses a parte que será rasurada, e riscar com traço simples tudo o que estiver dentro. Não é necessário exagerar na rasura, basta indicar que aquele trecho da redação não deve ser considerado no resultado final.

A caligrafia também não costuma tirar ponto, mas é importante sim o aluno cuidar de sua letra na hora de escrever sua redação. Pois é essencial que o avaliador entenda o que está escrito, que ele seja capaz de ler corretamente o que o aluno foi capaz de escrever. Se o avaliador não for capaz de entender o que está escrito, devido à letra ruim do aluno, ele tem o direito de não considerar o que está escrito na parte que ele não entendeu, e isso sem dúvida irá resultar na perda de pontos na avaliação.

Novamente, recomenda-se estar atento às instruções que aparecem no caderno de provas destinado à redação, pois são elas que vão resolver as dúvidas quanto aos detalhes de como a redação deve ser escrita.

Monte sua rotina de estudos para o ENCCEJA 2019

VOLTAR

Parabéns! Você decidiu fazer o ENCCEJA 2019 para obter a certificação de ensino médio, tão importante na vida profissional. Agora, é hora de se organizar para atingir o melhor resultado no Exame. Aqui no Eu No ENCCEJA nós elaboramos um Planejamento de Estudos que vai facilitar muito sua vida. Mas há outras providências, além do estudo em si, que podem contribuir para seu sucesso.


1- Analise sua rotina

Rotina de estudos é uma coisa. Rotina de vida é outra. Pense no seu dia a dia. Você trabalha? Tem tarefas a cumprir em casa? Precisa cuidar dos filhos?

Tudo isso é importante para definir o tempo que você vai poder dedicar aos estudos. Simule uma semana com todas as suas rotinas, marcando o horário que elas ocupam. Coloque tudo ali: horário de trabalho, academia, tarefas de casa, supermercado. Não se esqueça do final de semana.


2- Estabeleça seu tempo para estudo

Depois de anotar tudo, veja o tempo livre que sobrou para os estudos. Se achar pouco, veja de onde pode tirar alguns minutos. Por exemplo, você sabia que no nosso Planejamento de Estudos para o ENCCEJA temos audioaulas que podem ser baixadas para o celular e você pode ouvir enquanto faz exercícios na academia? E que na condução ou horário de almoço você também pode estudar, com seu celular?


3- Organize-se para estudar

Tempo estabelecido, vamos aproveitá-lo ao máximo.Procure um lugar mais silencioso para estudar. Peça para, se possível, não ser interrompido. Diga aos familiares o que você está fazendo e o quanto isso é importante para você. Dê prioridade às matérias nas quais você tem mais dificuldade. Se decidir estudar mais de uma matéria por dia, alterne as da área de linguagens, com as de ciências da natureza e ciências humanas.

O E


4- E os finais de semana?

Se você trabalha, é provável que no final de semana você tenha mais tempo livre. Tente, então, dar uma adiantada nos estudos, reservando um número maior de horas para isso. Mas não se esqueça de que você também precisa descansar e ter momentos de lazer para fazer uma boa prova no ENCCEJA 2019.

Uma conversa com amigos, namoro, um filme na tv, uma partida do seu esporte preferido, uma ida à praia ou a uma área de lazer vão fazer você relaxar e se preparar para mais uma semana.

Lembre-se: seu objetivo é conseguir o certificado de conclusão e você tem uma data para atingi-lo!

Mantenha seu foco no ENCCEJA

VOLTAR

Nos esportes, é comum ouvirmos dizer que o desportista está “totalmente focado”, ou seja, que ele está se concentrando no seu objetivo, que pode ser uma prova ou um jogo. O ENCCEJA também é um objetivo e você vai precisar de foco para chegar lá! Aqui vão algumas dicas:


Escolha um lugar fixo para estudar

Nem sempre isso é fácil, dependendo do tamanho de sua moradia e de quantas pessoas residam lá. Mas ter um lugar reservado para os estudos do ENCCEJA ajuda na concentração. É como se você mandasse um recado para seu cérebro: agora é hora de só pensar na prova e no certificado!. Dê preferência a lugares silenciosos e arrumados, para você não dispersar sua atenção.


Desligue os aparelhos eletrônicos. Celular incluído!

Esqueça televisão e rádio. Mesmo que a televisão esteja sem som ou o rádio com música bem baixinho, eles sempre funcionarão como um elemento de dispersão. E o celular, só se você o estiver usando para estudo. Se não, guarde-o. Celular à vista, avisando que tem mensagem, é um convite a você acessar o Whatsapp, a caixa de mensagens ou rede social. Por isso, deixe-o longe do seu local de estudos.


Estude sozinho para o ENCCEJA

Reunir os amigos para fazer trabalho de grupo ou de pesquisa é ótimo quando a gente está no colégio. Todos dão ideias, a conversa rola solta, há estudo e diversão junto. Mas para o ENCCEJA, esqueça tudo isso! Lembre-se de que você precisa estar focado para a prova e cada um tem suas próprias dúvidas. Estudar com outras pessoas significa que você vai precisar de mais tempo, para tirar as suas dúvidas e as dos outros e, além disso, sempre há o risco da dispersão.


7 dicas para usar a tecnologia a seu favor na hora de estudar!

VOLTAR

1- Programe o seu celular para não perturbar

Para ser produtivo é muito importante que você se concentre e não seja interrompido. Por isso, utilize a função "não perturbe" do celular e programe os horários em que você não pode ser incomodado.

2- Pesquise com atenção

Para evitar informações erradas ou imprecisas, navegue por sites de confiança ou de instituições conhecidas (como órgãos públicos, instituições de pesquisa, universidades, etc).


3- Baixe audioaulas

Que tal estudar enquanto está na fila de banco, no ônibus ou realizando atividade física? Essa é vantagem das audioaulas, que podem ser baixadas, guardadas no celular e ouvidas em qualquer lugar.


4- Assista videoaulas

Esse tipo de conteúdo pode ser uma forma rápida e descontraída de aprender. Videoaulas permitem, por exemplo, que você assista o passo a passo de um cálculo matemático, ajudando muito na compreensão.


5- Faça simulados

Uma forma muito recomendada de estudo são os simulados. Eles facilitam não só a aprendizagem dos conteúdos, mas também familiarizam o candidato com o modelo de prova, principalmente se forem feitos com questões de exames anteriores.


6- Participe de grupos de discussão no Facebook

Use a maior rede social do mundo também na hora de estudar. Faça parte de grupos sobre o ENCCEJA para conversar e compartilhar conhecimento sobre temas ou matérias importantes.


7- Não fique com dúvida

Surgiu aquela dúvida que você não consegue esclarecer? Não sofra! Busque um curso online que tenha professores para te ajudar e use todos os recursos que a plataforma possa te oferecer. Assim, você terá muito mais sucesso em estudar por conta própria!




Gostou das dicas? Saiba que se você vai fazer o ENCCEJA 2019 e está buscando aperfeiçoamento, pode usufruir de todas essas ferramentas no Eu no ENCCEJA!

teste9

CORRA ATRÁS DE SEUS SONHOS E GARANTA SEU CERTIFICADO!

APENAS R$ 60,00 NO BOLETO OU TRANSFERÊNCIA

(VOCÊ TAMBÉM PODE PARCELAR EM 12X DE R$ 6,67 NO CARTÃO DE CRÉDITO - TOTAL DA COMPRA: R$ 80,00)